|| Mapa de Declividades
Blog

Mapa de Declividades

Mapa de Declividades

01 mar

Um dos serviços prestados pelo escritório Padilha Arquitetura e Urbanismo é a elaboração de desmembramentos junto à prefeitura de Belo Horizonte.

No momento, está em andamento o da empresa Fadecit. Ao construírem o muro da edificação onde fica o edifício Sede da empresa, descobriram que havia uma área lindeira ao lote da empresa que pertencia à Prefeitura.

Então, eles adquiriram o lote e estão anexando através do desmembramento (que nesse caso é como se fosse um ‘membramento’), pois está anexando a área.

É um processo trabalhoso e foi requerido a modificação da matrícula e reconhecimento em diferentes cartórios, processo conduzido pelo atual funcionário da empresa Sérgio Lopes Magalhães, atual coordenador de Infraestrutura e Eventos.

O escritório tem elaborado a planta de situação a ser apresentada na Prefeitura com as correções realizadas quando necessário e recentemente elaborou o mapa de declividades do terreno.

Mapa de Declividades – Terreno da Empresa Fadecit

O mapa acima apresenta as isodeclividades do terreno, ele foi elaborado pelo escritório Padilha Arquitetura e Urbanismo, com a colaboração do professor José Ricardo Pitanga Negrão, Engenheiro Agrimensor, seu Curriculum Lattes está disponível em:  http://lattes.cnpq.br/3219940350007809 e seu blog: negraoarcgis.blogspot.com. Foi utilizada a base topográfica fornecida pela empresa Geosurface, pelo profissional Paulo Henrique Menezes de Oliveira, que foi fornecida georeferenciada.  Para a elaboração do mapa foi utilizado o software ArcGIS.

A importância desse mapa no processo desmembramento é atestar o estado e condições de edificação do lote, se a área é edificável. Em Belo Horizonte, deve-se ter cuidado especial para as declividades de 30 a 47%, é necessário laudo geotécnico para edificar nessas áreas, e acima de 47% é considerado área não edificável.