|| Piscinas
Blog

Piscinas

Piscinas

03 out

Por Mônica Padilha

É muito comum a necessidade de projetar ou construir uma piscina. A primeira dúvida que surge é qual tipo ou modelo escolher. Para responder são necessários alguns parâmetros a serem avaliados.

Piscina de Vidro – Projeto Hitalli, Eron e filho

As piscinas de vidro, cabem em pequenos espaços, e podem ser um pouco mais baratas devido a não ser necessária a escavação do solo, além de sua beleza única. Mas devido à carga da água recomenda-se fazer um projeto de cálculo estrutural para sua implantação. Lembrando que em prédios não adianta chamar um engenheiro e encomendar o cálculo apenas daquele andar, precisa ser avaliada a estrutura como um todo.

Piscina de Vinil – Academia Active

A imagem acima é do Projeto da Academia Active presente em nosso portifólio, o projeto foi do escritório Padilha Arquitetura e Urbanismo, arquiteta Mônica Padilha e equipe. O acompanhamento da execução foi do engenheiro civil Robert Cunha, houve a participação de diversos profissionais, com a indicação em especial da empresa Brasil piscinas, que fez a base da piscina e da empresa Piscinas Globo que forneceu o Vinil. A piscina de vinil também é uma alternativa muito interessante, porque é construída uma base, seja de concreto, alvenaria estrutural e após a superfície estar lisa e impermeabilizada é aplicado o vinil. Que é um material que pode ser substituído se danificado com uma certa facilidade e baixo custo.

Outra alternativa interessante, semelhante à anterior é a piscina que recebe um revestimento, seja de pastilha ou de azulejos. É feita uma base preparatória da mesma forma e é aplicado o acabamento, que é mais duradouro, mas em caso de substituição precisa ser removido o anterior muitas vezes quebrar o antigo para colocação de um novo.

Piscina Com Revestimento de Azulejo – Projeto Davidson, Carine e filhos.

Atualmente a empresa Sparta Piscinas procurou o escritório Padilha Arquitetura e Urbanismo e nos ofereceu uma parceria, uma vez que alguns clientes os procuram com a demanda também de projeto arquitetônico. Nos chamando a atenção a organização da empresa, que contém uma equipe responsável pelo cálculo estrutural e que realiza diversos tipos de piscinas, inclusive piscinas naturais.

Dessa forma, ao analisarmos o tipo de piscina que queremos, é bom observar a finalidade, o custo benefício dependendo do tipo de espaço e da função. Outro item interessante é não economizar no tamanho, há casos de academias que precisam reformar porque, ao investirem em piscinas pequenas e rasas, isso gera dor nas costas do instrutor, ou gera pouco espaço para desempenhar as atividades.

Por Mônica Mendes Padilha – Arquiteta e Urbanista