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Orçamento / Etapas de Projetos

Por Mônica Mendes Padilha

Ao procurar um (a) arquiteto (a) relata-se o que gostaria de ambientes para o espaço. Na arquitetura utilizamos um termo técnico que significa “Croqui”, que é um desenho inicial. Mas torna-se difícil oferecer ao cliente apenas um desenho simples, por motivos variados. Ao iniciar-se uma obra uma etapa importante, em projetos arquitetônicos, de casas por exemplo, é a de aprovar o projeto na prefeitura, é expedido um alvará, uma licença para construir.

Um dos primeiros passos e providenciar a topografia do terreno, do lote ou da edificação existente (levantamento planialtimétrico), com isso temos os níveis, curvas de nível, dimensões reais em comparação com dimensões da planta da prefeitura (no caso de Belo Horizonte chama-se CP – Consulta por Planta).

Temos as fases do próprio projeto arquitetônico, o “briefing – conversa com o cliente, primeira entrega ou mostra do projeto (anteprojeto) e então desenvolvemos a etapa da aprovação (projeto legal).

Nessa etapa, entra o acompanhamento de um engenheiro civil, as prefeituras pedem o laudo de estabilidade do terreno ou da edificação, que pode ser assinado por um engenheiro civil. No caso do nosso escritório nós temos parceria com o engenheiro civil e quando fazemos o projeto arquitetônico solicitamos o orçamento do cálculo estrutural e da sondagem para análise do solo, nessa etapa o engenheiro fornece o cálculo estrutural, que confere segurança. E para aprovação junto à prefeitura o engenheiro assina a estabilidade do terreno.

Há ainda o projeto executivo que inclui os projetos complementares, ou projetos de engenharia, que são muito importantes também: elétrico, hidrosanitário (hidráulico e esgoto) e outros como de comunicações. Há também o executivo de interiores com detalhamentos de marcenaria, bancadas, luminotécnico.

Para a construção civil de um modo geral no momento em que o cliente encomenda os projetos: elétrico e hidrosanitário, além dos já citados, arquitetônico e estrutural, já se forma uma base  interessante para uma realizar um orçamento da obra. Somado a isso a utilização de um software BIM, pode otimizar essa etapa de orçamento para o obra. Recomenda-se a presença de um profissional um arquiteto e/ou engenheiro civil para acompanhar a obra. No caso do escritório indicamos uma construtora que chama a arquiteta Mônica Padilha na obra para tirar dúvidas e que realiza a condução da obra por um engenheiro. Ao ter alvará para realizar a obra o mesmo requer a placa, a mesma é obrigatória, e fica na obra durante a execução da mesma pela construtora.

Por fim, a baixa habite-se da construção é solicitada junto à prefeitura no término da obra, dessa forma são três orçamentos e etapas diferentes: Orçamento de Projetos: Etapa 1 – (Levantamento topográfico fornecido) – Projeto Arquitetônico e Interiores, Etapa 2 -Estrutural, Sondagem, Aprovação na Prefeitura, Etapa 3 – Projetos Complementares, Orçamento de Execução (Obra), Etapa 4 – Realização Obra, Orçamento para baixa e habite-se da construção – Etapa 5 – Baixa e Habite-se.

Por Mônica Mendes Padilha – Arquiteta e Urbanista

Confira o vídeo com descrição de etapas construtivas:

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